A cada quatro anos, atletas se reúnem num país sede para disputarem um conjunto de modalidades esportivas. Formada por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes e suas cores. A paz, a amizade e o bom relacionamento entre os povos são os princípios dos jogos olímpicos. Criado pelos gregos por volta de 2500 AC, que faziam homenagens aos deuses, principalmente Zeus. Os vencedores eram recebidos como heróis em suas cidades e ganhavam uma coroa de louros.
Além da religiosidade, os gregos buscavam através dos jogos olímpicos a paz e a harmonia entre as cidades que compunham a civilização grega. Os gregos davam muita importância aos esportes e a manutenção de um corpo saudável.
No ano de 392 AC, os Jogos Olímpicos e qualquer outra manifestações religiosas do politeísmo grego foram proibidos pelo imperador Romano Teodósio I, após converter-se para o cristianismo.
Foi em 1896, que os jogos olimpicos foram retomados em Atenas por iniciativa do francês Pierre de Fredy , conhecido com o barão de Coubertin. Nesta primeira Olimpíada da Era Moderna, participam varios atletas de vários países, disputando provas de atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, halterofilismo, ciclismo, natação e tênis. Os vencedores das provas foram premiados com medalhas de ouro e um ramo de oliveira.
Após os jogos olímpicos tambem a cada quatro anos acontecem as paraolimpíadas.
Sua origem foi por volta da segunda guerra mundial, quando tiveram a iniciativa de trabalharem com os soldados que voltavam mutilados dos combates. E foi atraves dos esportes que eles davam algum incentivos a esses combatentes, já que os mesmos voltavam sem seus membros ou com algumas deficiencias.
Foi um neuro cerurgião que teve a iniciativa e foi atraves dele que se realizou a 1 paraolimpíada em roma por volta de 1960. Atualmente varios paises e varios atletas das mais varias deficiencia participam.
Nenhum comentário:
Postar um comentário