quinta-feira, 10 de junho de 2010










Dança é a arte de mexer o corpo movimentando-se com sua harmonia e rítmos




Nanni, (1998 p 5) “Dança é a emoção e a emoção é a essência do homem. Não obstante, várias são as formas de movimento e ritmos codificados para simbolizar a regularidade das emoções humanas.”
Como vimos os movimentos corporais são expressões, onde podemos identificar as emoções.

Assistir alguém dançando com ou sem musica é possível captar a expressão de sentimentos potenciados por ela.
Através da dança conseguimos desenvolver vários domínios do nosso corpo.
Na dança há a doçura, delicadeza, harmonia dos corpos em movimentos rápidos ou lentos.
Assim como nos jogos e nas lutas, na dança há o cooperativismo, a cultura, a confiança no grupo, a auto confiança e algumas técnicas. Na dança quando em dupla ou grupo é prazeroso ver os corpos interagindo independente do seu ritmo.
A dança, luta, os esportes são convitativos. Quando observamos a doçura e a delicadeza da dança, o prazer dos jogos e lutas, sentimos curiosidade e vontade de participar.
Nanni, (1998, 1) “A dança em sua essência como manifestação primitiva, era um mergulho no mundo da magia, onde os movimentos espontâneos surgiram da imaginação, liberação em forma de súplica e agradecimentos aos deuses. Tinha um cunho de uma representação mística, lúdica e religiosa.”
Assim como Nanni cita em um trecho do seu livro, os objetivos educacionais permitem o conhecimento e a percepção da realidade que usualmente pressupõe além do conteúdo, a estabilidade do ser no mundo, na cultura em seus momentos de lazer. A maioria das crianças dançam, e quando vai acontecendo o crescimento, a timidez vai crescendo também.
As pessoas dançam por lazer em uma festa, nas danceterias, mas quando os fazem o centro das atenções, muitos se limitam.
Percebemos isso na sala de aula, onde as pessoas iam se soltando aos poucos. Quando algum ritmo tinha coreografia, algumas pessoas inibiam-se.

A apresentação que fizemos na aula, alguns alunos assim como eu tinham dificuldade de acompanhar alguns passos, e fazer os movimentos. As vezes comparo as dificuldade para acompanhar alguns passos com a dificuldade que o aluno teve em acompanhar os golpes do taekondo.
Vários alunos sentiam vergonha, muitos por não conseguirem acompanhar os “passos” e terem dificuldade de executar alguns movimentos, outros por timidez. Muitos driblaram a timidez mostrando um pouco de si.

NANNI (1998 pag 5) “Estudos mostram que o homem utiliza a dança como linguagem corporal, simbolizando alegrias, tristezas, vida e morte para celebrar o amos, para a guerra e para paz.”
foto da nossa apresentação
"Anos 60" A época da brilhantina

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