domingo, 6 de junho de 2010

Depois de tudo que estudamos não poderíamos deixar de falar sobre o corpo.

O QUE É O CORPO?

BIOLÓGICO

PSICOLÓGICO

ANATÔMICO

Não há como separar
O corpo é um todo.





O corpo é a moradia de cada ser independente da espécie.



De acordo com Matos os corpos se movimentam sempre transmitindo algo, seja por um simples piscar de olhos, ela assimila cada movimento de acordo com a espécie.


De certa forma eu concordo com ela, não generalizando, mas se compararmos algumas espécies podemos verificar que mesmo querendo adaptar certos movimentos não seria possível. Exemplo:
Se o ser humano tentar andar como um cachorro, com os quatro membros apoiados no chão, ele até consegue, mas se o fizer por alguns quilômetros ele não suporta. O mesmo aconteceria com o cachorro ao andar em duas patas.





Já para Boweby, os corpos seja qual for a espécie nada mais são que um conjunto de respostas instintivas

Várias pessoas utilizam seus corpos para demonstrar suas personalidades, fazem marcas que registram algo em suas vidas, até o final daquele corpo.
Através das modificações em seus corpos, as pessoas vão se transformando em algo que elas gostariam de ser. (colocar a foto tatuagem)
Através do corpo conseguimos nos expressar de diversas formas, podemos demonstrar e transmitir algo sem precisar falar.
Assim como Matos cita em seu livro, o corpo é uma totalidade absoluta a ponto de transmitir sentimentos num simples olhar.


Cultura corporal

Um aluno deu seu depoimento em sua apresentação sobre o corpo, que ao sair do nordeste para morar em São Paulo não se adaptou com as comidas, pois a alimentação no nordeste nem se compara com a alimentação em São Paulo. Falou também sobre o banho, que devido ao frio de São Paulo tinha que banhar-se em água quente e sua pele não se adaptou com a temperatura da água. O mesmo relata que seu corpo emagreceu e modificou completamente neste período de adaptação.


DAOLIO (1995, pag 33) “Se houve um desenvolvimento interativo entre os componentes biológicos e socioculturais, um afetando o outro igualmente, não é possível separar estes dois aspectos. O cérebro humano é também cultural, já que desenvolvido em grande parte, após o inicio da cultura, influenciado e estimulado por atitudes culturais.”


Na citação acima do livro “Da cultura do corpo” de Jocimar Daolio 1995, explica um pouco sobre a dificuldade de adaptação do aluno.


O vídeo e o filme apresentado pelo professor na sala mostra a transformação do corpo. Um corpo da forma que a sociedade gosta de ver e outro no aspecto que identifica sua personalidade. Exemplificando com o rapaz que aparece no video utilizando silicone de glândulas mamarias na testa.




Podemos observar também que a arte explora mais os movimentos e o corpo em si, do que os profissionais de educação física.


Apesar dos movimentos corporais e suas característicasnos estarem relacionados no esporte, nas danças, nas lutas,...A arte, explora de uma forma mais simples e explicita como força, equilibrio, tecnica, confiança, ritmo,... em um só espetáculo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário