sábado, 19 de junho de 2010

LAZER


Lazer é o tempo não comprometido, do qual podemos dispor livremente, fora das obrigações de trabalho e de vida, seja nos finais de semana, feriado e até mesmo no intervalo da escola, do trabalho,...

CAMARGO (1998, pg 11) "O lazer passou a ser um item no rol das necessidades da civilização e dos direitos do individuo".


Várias pessoas utilizam alguns minutos do seu horário do almoço para a leitura.


MARCELLINO (2002, pg. 18) " As práticas esportivas, os passeios, a pesca, a ginástica e todas as atividades onde prevalece o movimento, ou o exercício físico, incluindo as diversas modalidades esportivas, constituem o campo dos interesses físicos no lazer".


É natural as pessoas utilizarem seus momentos de lazer, para cuidar da aparência física. Um exemplo disso, é a Dil que adora ir ao clube aos finais de semana para malhar.


MEDEIROS (1975, pg. 119) " Em qualquer meio, seja urbano ou rural, o lazer é importante,
porque corresponde a uma necessidade".


Há também alguns profissionais que proporcionam o lazer ao próximo. E o mais interessante nisso, é que mesmo estando trabalhando eles também desfrutam do lazer.

Vejo muito isso nos esportes radicais, pois mesmo tendo uma responsabilidade muito grande,

eles relatam que o se divertem juntos com os clientes, e dá gosto de ver o prazer que eles tem pelo serviço deles.

domingo, 13 de junho de 2010

Relação imagem




Nessa figura relacionei o lugar ideal para alguns atletas treinarem. Comparei com o parque do ibirapuera. Há algum tempo atrás, eu costumava ir lá no período noturno para fazer caminhadas e percebia a grande quantidade de atletas treinando.


BRIKMAN (1989 p. 29) " Para deslocar-se de um ponto ao outro, o corpo realiza uma ação. O movimento é o tema central da espressão corporal"


Como vimos, atraves da espressão das crianças brincando, conseguimos identificar o prazer e o ludico na brincadeira. A diversão e o prazer é fundamental na vida dessas pessoas, em preincipal a as crianças, que é normal hoje em dia não brincarem muito devido a falta de espaço e falta de tempo dos pais p/ levarem para brincar.


As crianças jogando é espontaneo. O espaço, regras, e tempo são elas mesmo que determinam e improvisam.


Atraves do jogo vamos trabalhando a cooperação. É muito importante fazermos a interação com as pessoas que se isolam, seja por timides seja por timides, por não saber jogar ou fazer algo. A cooperação existe em todos os ambientes e ocasiões.


Na figura identifiquei a cooperação da senhora sentada no banco dando comida aos pombos. Tem um autor que eu não recordo o nome que cita que atraves do jogo conseguimos identificar um pouco a personalidade da pessoa.


A dança é um movimento e como li no livro da Lola Brikman, o trabalho com o movimento é feito dentro de um processo sem fixar de antemão uma meta, podemos dizer que a finalidade reside em movimento em si mesmo.


É o que acontece com o movimento das aguas nesta figura. As aguas se movimentam de forma sincronizadas e sem metas. É um espetáculo para que olha. Comparo com a dança das aguas que teve nas comemorações de final de ano no parque do ibirapuera. Os movimentos misturados com musicas e cores, tornam o espetaculo maravilhoso e conhecido como "Dança das aguas".

Os passarinhos e as pombas quando percebem que o local tem comida, a aglomeração é rápida, a briga pelo alimento acontece entre eles. Eles disputam os cantinhos das arvores tentando bicar o que o outro bicou.
"Esportes de combate ou luta: são aqueles caracterizados como disputas em que os oponentes devem ser subjugados, com técnicas, táticas e estratégias de desequilíbrio, contusão, imobilização ou exclusão de um determinado espaço na combinação de ações de ataque e defesa". (BRASIL, 1998, p. 70).

As pessoas devido a correria do dia a dia, não restam tenpo para desfrutar da natureza. Geralmente as pessoas que vivem em grandes cidades, na maioria das vezes não tem contato com a natureza. Com isso nosso corpo sofre, pois é benéfico o descanso, o ar puro, longe da poluiçao que temos na cidade grande.

“O corpo é mais do que um conjunto de músculos, ossos e articulações. Nele está a própria cultura de um povo, escrita por meio de signos sociais. Atuar no corpo implica atuar na sociedade que dá referências a esse corpo”. DAOLIO 1995


É importante as pessoas se concientizarem que o lazer em ambientes calmos ou em qualquer outro é fundamental.


CAMARGO (1998, pg 11) "O lazer passou a ser um item no rol das necessidades da civilização e dos direitos do individuo".


MEDEIROS (1975, pg. 119) " Em qualquer meio, seja urbano ou rural, o lazer é importante, porque corresponde a uma necessidade".




Como podemos ver a firura que encontrei foca no lazer.




Bom eu não encontrei outra figura para eu relacionar os temas trabalhados na sala de aula. Compreendo que não consegui relacionar a ginastica, esportes aventura e jogo de damas.




O que eu aprendi neste modulo é que jogo, esporte, luta, corpo, dança, ginástica, esporte aventura estão todos relacionados.


Todos ligados a uma cultura. todos ligados ao movimento e o corpo. Independente se há ou não fins lucrativos sempre há a diversão. A força, a técnica, a habilidade, o equilibrio, a cooperação, até mesmo o preparo físico envolve todas essas práticas. Seria muito importante se fosse levadas todas essas praticas para as escolas nas aulas de ed física. Pois os alunos "jogam" a bola, mas não sabem o verdadeiro sentido do jogo!!!





Ginástica, Le Pakour e Skate.


Como podemos perceber existem vários tipos de ginática, onde trabalha a força, o equilíbrio, a técnica, flexibilidade, cooperação, trabalho em equipe e a sintonia.

Fizemos uma aula prática onde trabalhamos a cooperação e a customização ao contacto físico, onde ficamos todos juntos sobre um úico banco. A trabalho a força, equilíbrio, confiança ao próximo e o medo, quando tentanmos montar uma pequena pirâmide e deu certo rsrsrs!!!!

Ha várias entrevistas que comparam e incluem o skate ao le pakour...Também trabalhamos a força dos membros, mas acima de tudo a técnica em cada movimento. O equilíbrio e o preparo físico quando vimos alguem praticando o le pakour e skate parece ser fácil, mas quando tentamos sentimos como é difícil. Tanto por falta de tecnica e flexibilidadee também o medo de fazer os movimentos.



quinta-feira, 10 de junho de 2010

Xadrez humano
Utilizamos o xadrez humano para relacionar, jogo, luta e corpo.
Por ser um jogo de estratégia e com regras, as peças são os próprios jogadores (corpos presentes). Suas origens não tendo definição exata, mas os livros indicam que foi atribuído pelos antigos egípcios e aos gregos na campanha de tróia, o tabuleiro é o campo de batalha.


Carvalho Junior (1982, pg. 9) “O xadrez é um jogo de calculo, ou seja, um exercício mental, cuja disciplina se tem desenvolvido através do tempo.”

Carvalho Junior (1982, pg. 9) “Sua invenção tem sido atribuída aos antigos egípcios, por uns, e aos gregos na campanha de tróia, por outros, e sua pratica tem sido dada como nada disso pode ser convincentemente provado.”


Brikman (1989, pg. 29) “Para deslocar- se de um ponto a outro, o corpo ou uma parte do corpo realiza uma ação. O movimento é o tema central da expressão corporal.”

Relacionando esses temas, no core de artes e suas linguagens, assistimos ao filme abril despedaçado, onde existe um jogo (mortal), luta e guerra entre famílias e as regras de executar a pessoa certa que é sempre o filho mais velho. Mas uma pessoa quebra as regras, e o jogo é finalizado.

Após um comentário crítico construtivo do professor fomos praticar xadrez como lazer, uma forma lúdica. Na minha opnião tornou-se um jogo cansativo.

A EXPERIÊNCIA


Nós do grupo escolhemos a cultura do circo para conhecer e vivenciar. Fomos ao clube ADPM, lá tem um circo onde acontecem as aulas.

O tema deles “ o corpo é o centro do espetáculo”

KOFES 1985 “O corpo é expressão da cultura, portanto cada cultura vai expressar diferente corpo, porque se expressa diferentemente como cultura”.

A princípio, a dificuldade foi explicita, mas ao decorrer do treino fomos adaptando, até conseguimos saltar no plinto!!!

MAGILL 1984 “A aprendizagem é uma mudança interna no individuo,deduzida de uma melhoria relativamente permanente em seu desempenho, como resultado da pratica”.

Nossa vivência foi bastante desafiadora para todas nós. Aprendemos que os limites do nosso corpo vai bem além que achávamos.

DAOLIO 2003 “De fato, os movimento realizados pelo corpo humano são desenvolvidos e determinados em função de uma cultura, desde que a criança nasce, ela é submetida a um conjunto de regras, valores e normas sociais que vão influenciando seu comportamento”.

Era engraçado comparar as facilidades que eles tinham para executar os movimentos, e a nossa dificuldade. Ficou claro para nós que no circo é cultura, habilidade e técnica. Observamos um rapaz que não tinha uma estrutura magra, mas os movimentos a técnica e a habilidade dele, era algo incomparável.

BRACHT 1997 “Nem movimento sem pensamento, nem movimento e pensamento, e, sim movimento pensamento”.

A preocupação em cada movimento era constante. O pensamento focado em cada movimento era constante. Todas ficavam observando e interagindo preocupadamente em cada movimento da outra. Era como no jogo de xadrez, cada passo tem que ser extremamente estudado.

Pensando como Bortoletto, o desafio da gravidade e malabarismo, acrobacia e queda do corpo. O mecanicismo e o determinismo, militarismo, a altura, equilíbrio, espaço e tempo. Utilizando equipamentos, houve o uso da estática como equilíbrio agindo através da força. Consideradas como arte corporal, cada umas delas possui várias modalidades diferentes modelos técnicos, seus movimentos funcionam basicamente mecânicos , possui uma base motora comum e domínio corporal de seus objetos.









Dança é a arte de mexer o corpo movimentando-se com sua harmonia e rítmos




Nanni, (1998 p 5) “Dança é a emoção e a emoção é a essência do homem. Não obstante, várias são as formas de movimento e ritmos codificados para simbolizar a regularidade das emoções humanas.”
Como vimos os movimentos corporais são expressões, onde podemos identificar as emoções.

Assistir alguém dançando com ou sem musica é possível captar a expressão de sentimentos potenciados por ela.
Através da dança conseguimos desenvolver vários domínios do nosso corpo.
Na dança há a doçura, delicadeza, harmonia dos corpos em movimentos rápidos ou lentos.
Assim como nos jogos e nas lutas, na dança há o cooperativismo, a cultura, a confiança no grupo, a auto confiança e algumas técnicas. Na dança quando em dupla ou grupo é prazeroso ver os corpos interagindo independente do seu ritmo.
A dança, luta, os esportes são convitativos. Quando observamos a doçura e a delicadeza da dança, o prazer dos jogos e lutas, sentimos curiosidade e vontade de participar.
Nanni, (1998, 1) “A dança em sua essência como manifestação primitiva, era um mergulho no mundo da magia, onde os movimentos espontâneos surgiram da imaginação, liberação em forma de súplica e agradecimentos aos deuses. Tinha um cunho de uma representação mística, lúdica e religiosa.”
Assim como Nanni cita em um trecho do seu livro, os objetivos educacionais permitem o conhecimento e a percepção da realidade que usualmente pressupõe além do conteúdo, a estabilidade do ser no mundo, na cultura em seus momentos de lazer. A maioria das crianças dançam, e quando vai acontecendo o crescimento, a timidez vai crescendo também.
As pessoas dançam por lazer em uma festa, nas danceterias, mas quando os fazem o centro das atenções, muitos se limitam.
Percebemos isso na sala de aula, onde as pessoas iam se soltando aos poucos. Quando algum ritmo tinha coreografia, algumas pessoas inibiam-se.

A apresentação que fizemos na aula, alguns alunos assim como eu tinham dificuldade de acompanhar alguns passos, e fazer os movimentos. As vezes comparo as dificuldade para acompanhar alguns passos com a dificuldade que o aluno teve em acompanhar os golpes do taekondo.
Vários alunos sentiam vergonha, muitos por não conseguirem acompanhar os “passos” e terem dificuldade de executar alguns movimentos, outros por timidez. Muitos driblaram a timidez mostrando um pouco de si.

NANNI (1998 pag 5) “Estudos mostram que o homem utiliza a dança como linguagem corporal, simbolizando alegrias, tristezas, vida e morte para celebrar o amos, para a guerra e para paz.”
foto da nossa apresentação
"Anos 60" A época da brilhantina

domingo, 6 de junho de 2010

Depois de tudo que estudamos não poderíamos deixar de falar sobre o corpo.

O QUE É O CORPO?

BIOLÓGICO

PSICOLÓGICO

ANATÔMICO

Não há como separar
O corpo é um todo.





O corpo é a moradia de cada ser independente da espécie.



De acordo com Matos os corpos se movimentam sempre transmitindo algo, seja por um simples piscar de olhos, ela assimila cada movimento de acordo com a espécie.


De certa forma eu concordo com ela, não generalizando, mas se compararmos algumas espécies podemos verificar que mesmo querendo adaptar certos movimentos não seria possível. Exemplo:
Se o ser humano tentar andar como um cachorro, com os quatro membros apoiados no chão, ele até consegue, mas se o fizer por alguns quilômetros ele não suporta. O mesmo aconteceria com o cachorro ao andar em duas patas.





Já para Boweby, os corpos seja qual for a espécie nada mais são que um conjunto de respostas instintivas

Várias pessoas utilizam seus corpos para demonstrar suas personalidades, fazem marcas que registram algo em suas vidas, até o final daquele corpo.
Através das modificações em seus corpos, as pessoas vão se transformando em algo que elas gostariam de ser. (colocar a foto tatuagem)
Através do corpo conseguimos nos expressar de diversas formas, podemos demonstrar e transmitir algo sem precisar falar.
Assim como Matos cita em seu livro, o corpo é uma totalidade absoluta a ponto de transmitir sentimentos num simples olhar.


Cultura corporal

Um aluno deu seu depoimento em sua apresentação sobre o corpo, que ao sair do nordeste para morar em São Paulo não se adaptou com as comidas, pois a alimentação no nordeste nem se compara com a alimentação em São Paulo. Falou também sobre o banho, que devido ao frio de São Paulo tinha que banhar-se em água quente e sua pele não se adaptou com a temperatura da água. O mesmo relata que seu corpo emagreceu e modificou completamente neste período de adaptação.


DAOLIO (1995, pag 33) “Se houve um desenvolvimento interativo entre os componentes biológicos e socioculturais, um afetando o outro igualmente, não é possível separar estes dois aspectos. O cérebro humano é também cultural, já que desenvolvido em grande parte, após o inicio da cultura, influenciado e estimulado por atitudes culturais.”


Na citação acima do livro “Da cultura do corpo” de Jocimar Daolio 1995, explica um pouco sobre a dificuldade de adaptação do aluno.


O vídeo e o filme apresentado pelo professor na sala mostra a transformação do corpo. Um corpo da forma que a sociedade gosta de ver e outro no aspecto que identifica sua personalidade. Exemplificando com o rapaz que aparece no video utilizando silicone de glândulas mamarias na testa.




Podemos observar também que a arte explora mais os movimentos e o corpo em si, do que os profissionais de educação física.


Apesar dos movimentos corporais e suas característicasnos estarem relacionados no esporte, nas danças, nas lutas,...A arte, explora de uma forma mais simples e explicita como força, equilibrio, tecnica, confiança, ritmo,... em um só espetáculo.




Luta

Luta é um confronto/combate de corpos direto ou indireto, onde o objetivo é "dominar" o oponente.

Da para perceber que as lutas são expressões culturais, onde algumas são explicitas suas origens.
Nas lutas, as técnicas e o
auto controle são indispensáveis

Na demonstração de um grupo na sala, o professor pediu para um aluno que não lutava copiar e seguir alguns movimentos do outro aluno lutador, ele até conseguiu imitar alguns golpes, mas a falta de técnica e habilidade entre um e outro ficou clara.
Existem vários tipos de lutas, cada uma com suas categorias, golpes, materiais específicos, cinturões, faixa, entre outros. Cada uma com seu grau de dificuldade, mas em todas há a proibição de qualquer “ação violenta”.

Interagindo, esquecendo diferenças e afinidades, todos jogando juntos.

Fizemos algumas atividades na sala como demonstração de jogos cooperativos e deu certo. Todos os alunos, indiferente de habilidade e afinidade, todos jogaram juntos participando e interagindo.

Um pouco da História

Os jogos cooperativos surgiram devido a preocupação com a excessiva valorização que a sociedade atribuía a competição. Esta preocupação surgiu através do trabalho de Ted Lentz em 1950 nos EUA. Um dos precursores foi Terry Orlik. Segundo Orlik estes jogos surgiram há milhares de anos atrás, quando os indígenas celebraram a vida. Era um ritual “esportivo” entre as tribos, onde o objetivo era trocar experiências com o grupo adversário sem preocupação com resultados. O jogo mais conhecido entre eles era a corrida de toras, os índios se revezam para transportar um tronco muito grande, que eles denominam de tora, até um lugar pré-determinado. No Brasil um dos primeiros a produzir textos sobre jogos cooperativos foi o professor Fabio Otuzi Brotto.
É jogar um com o outro, e não contra. Mesmo que haja ganhadores o objetivo é jogar cooperando com o outro.

Os jogos cooperativos eliminam o medo do fracasso e aumenta a auto estima e confiança em si mesmo.
Podemos classificar os jogos cooperativos em jogos sem perdedores, onde superam um desafio e todos formam um único time, são eles:
-Jogos de resultado coletivo
-Jogos de inversão, são divididos em equipes e durante o jogo devem ocorrer trocas entre os participantes das equipes afim de que possam se ajudar (rodízio, inversão do goleador, inversão do placar e inversão total).
-Jogos semi cooperativos, todos os participantes tem as mesmas chances, são divididos em equipes e jogam uns contra os outros.

Enfim todos os tipos de jogos, danças, artes marciais necessitam de uma participação mutua.



Participação de todos. Jogando juntos e vencendo juntos


Incentivar os alunos a jogar e praticar algum esporte é muito importante e fundamental para eles interagirem. O filme dentre os muros da escola deixa bem claro essa importância. O filme passa bem essa realidade que vimos nos dias de hoje onde alguns alunos não respeitam professores, colegas de classe, ... Não respeitam a si mesmo. Seja por problemas particulares ou outros, onde a participação e cooperação dos pais são muito importante nesses casos. No filme mostrou os pontos fortes de determinação do professor e seus pontos fracos (quando ele perde a paciência e insulta as alunas).
O jogo / esporte foi favorável para aqueles alunos interagirem.


Saindo do filme, jogo e esporte tem suas diferenças e suas semelhanças, mas ambos são importantíssimos. Podemos aplicar o jogo por exemplo em uma aula dada no dia a dia dos alunos, pois tem o espaço adequado e também utilizamos regras, mas de uma forma flexível.


Também podemos desenvolver um campeonato entre eles, onde o esporte se caracteriza, pois todos devem seguir as regras e ambos querem vencer, e no final da disputa há o premio.
Mesmo tendo uma disputa todos jogam juntos. Um papel muito importante do professor é ficar atento a participação e grau de dificuldade de cada aluno. As vezes alguns alunos não tem certas habilidades com algumas atividades e se isolam. Também através do jogo conseguimos resgatar alguns alunos, mostrando que para aprender também é preciso errar e aos poucos ajudar que ele perceba que também é capaz, é preciso incentivar.

Albertini (1984, pg1) “Se educação física escolar tem um valor, este é o de motivar a pratica de esporte por toda a vida, na concepção do “esporte para todos”. O jogo se presta exatamente a isto: Motivar. E isto só ocorrerá se as crianças e os jovens tiverem vivências positivas em relação ao jogo e ao seu aprendizado. É neste sentido que a metodologia desenvolvida nestes livros de jogos esportivos oferecem sua contribuição.”


Jogo X Esporte

No jogo o objetivo não é apenas vencer. É uma competição flexível e prazerosa onde as regras quem define são os jogadores. Os improvisos são diversos, onde os materiais passam a ser imaginários. É constante ver um jogo de futebol onde os uniformes são com ou sem camisa e também em jogos de vôlei e futebol a rede e o gol são imaginários.
Hector Civitalli expressa em seu livro JOGOS RECREATIVOS Independente da idade, através do jogo sendo comutativo ou não, as pessoas expõem traços da personalidade que não demonstram no dia a dia, onde através da atividade lúdica também fica visível algumas características positivas e negativas de algumas pessoas.



As regras do esporte quem define são os dirigentes ... mas muda (mutável)
As regras do jogo quem decide são os jogadores e surge através de uma necessidade.



















De acordo com Betti Esporte é uma ação social institucionalizada de regras com objetivos de comparação de desempenhos para registrar vencedores e recordes. O cumprimento das regras é feito por entidades oficiais.
O objetivo do esporte é vencer. Geram vários fatores externos como varias propagandas na mídia e o grande valor que dão aos fins lucrativos.Segundo Heinz Alberti o esporte é importante sim, mas temos que pensar que no final, ao passar do tempo as habilidades técnicas regride, depois de alcançar o mais alto grau, devido aos exercícios complexos, determinados a cada pratica. Isso ocorre com muitos jogadores, atletas... A sociedade não consegue e não aceitam ver que o rendimento deles já não são como há alguns anos atrás. Já os jogadores / atletas... para terem um bom desempenho sacrificam seus corpos até o limite.

quinta-feira, 15 de abril de 2010

A exposição do Helio Oiticica no itau cultural, sinceramente no primeiro dia que fui, não gostei. Nas próximas vezes comecei a olhar as obras de uma outra forma e tentar relacionar com alguns assuntos aplicados pelos professores. Pois bem, algumas obras eu consegui relacionar. Logo de inicio relacionei a exposição com um jogo que tem começo meio e fim. As pessoas apesar de irem pq solicitaram, elas estavam ali porque queriam e a maioria delas sentiam prazer em estar ali.Assim como Huizinga cita as pessoas o fazem pq gostam e com espontaneidade.
É algo que elas parecem estar raciocinando para entender o que cada obra quer passar. E na minha opnião cada um vê uma obra de um jeito diferente.
Identifiquei algo ludico logo na entrada, quando vi a a cortina com muitas tiras azuis ocupando um bom espaço na porta de acesso a exposição. As pessoas passavam por essa cortina fazendo moviventos como que estivessem nadando. Os movimentos com os braços, cabeça era muito semelhante com os que se estivessem em uma piscina por exemplo.
A forma que o Helio desafiando criando sua arte pintando folhas de papelão ou cartão utilizando apenas uma cor de guache, assim mostrando que ao contrario de outros artistas ele não precisava de mais cores para criar uma arte, associei um pouco com uma opnião do Valter Brach de não se acomodar, mas sim questionar. Foi o que o Helio fez, não se acomodou no sentido de acompanhar os outros, ele questionou, inventou e provou que era possível.
Vi tambem na exposição algo relacionado com dança, movimentos corporais (os parangolés), algo relacionado com os sentidos do nosso corpo como o tato e olfato.
Uma forma interessante que nos foi passado para aprendermos algumas regras dos esportes, foi através dos jogos eletronicos. Tivemos uma aula de video game e percebi que dá para aprender um pouco das regras e o desenvolver de determinados esportes. Pois lendo, dá para ter uma noção de como se joga, mas vendo o video, é como se estivesse assistindo a disputa.
A cada quatro anos, atletas se reúnem num país sede para disputarem um conjunto de modalidades esportivas. Formada por cinco anéis entrelaçados, representando os cinco continentes e suas cores. A paz, a amizade e o bom relacionamento entre os povos são os princípios dos jogos olímpicos. Criado pelos gregos por volta de 2500 AC, que faziam homenagens aos deuses, principalmente Zeus. Os vencedores eram recebidos como heróis em suas cidades e ganhavam uma coroa de louros.
Além da religiosidade, os gregos buscavam através dos jogos olímpicos a paz e a harmonia entre as cidades que compunham a civilização grega. Os gregos davam muita importância aos esportes e a manutenção de um corpo saudável.
No ano de 392 AC, os Jogos Olímpicos e qualquer outra manifestações religiosas do politeísmo grego foram proibidos pelo imperador Romano Teodósio I, após converter-se para o cristianismo.
Foi em 1896, que os jogos olimpicos foram retomados em Atenas por iniciativa do francês Pierre de Fredy , conhecido com o barão de Coubertin. Nesta primeira Olimpíada da Era Moderna, participam varios atletas de vários países, disputando provas de atletismo, esgrima, luta livre, ginástica, halterofilismo, ciclismo, natação e tênis. Os vencedores das provas foram premiados com medalhas de ouro e um ramo de oliveira.
Após os jogos olímpicos tambem a cada quatro anos acontecem as paraolimpíadas.
Sua origem foi por volta da segunda guerra mundial, quando tiveram a iniciativa de trabalharem com os soldados que voltavam mutilados dos combates. E foi atraves dos esportes que eles davam algum incentivos a esses combatentes, já que os mesmos voltavam sem seus membros ou com algumas deficiencias.
Foi um neuro cerurgião que teve a iniciativa e foi atraves dele que se realizou a 1 paraolimpíada em roma por volta de 1960. Atualmente varios paises e varios atletas das mais varias deficiencia participam.

quarta-feira, 24 de março de 2010

ciencias

Estamos aprendendo sobre ciências. Um tema que parece simples, mas sei lá olhando agora não é rssss
Eu sempre entendi ciência como um estudo aprofundado de um certo assunto, mas com o que o prof Mauricio apresentou para nós, o tema vai muito além disso. Confesso que sentimos uma certa dificuldade, tanto que conversamos com ele na aula passada, ele achou que foi por falta de estudo, mas falo por mim e tenho certeza que por muitos tb, não foi falta de estudar. Conhecemos que tem os tipos de ciência a tradicional que é a de Newton e a nova que é a quantica. A newtoniana é aquela certinha, a planta nasce, cresce, morre e seca... e como se nada pudesse mudar isso. Já a quantica nada é certo, a todo momento tudo muda...não segue o rumo certo... durmo pensando vou acordar, tomar banho, pentear o cabelo e ir trabalhar.... Mas hj acordei, tomei banho, fui pentear o cabelo mas passei na cozinha antes, vi que estava atrasada peguei a bolsa e saí.....Meu cabelo não foi penteado.... Acho que alguma coisa mudou aí né???

Vamos discutir esse tema essa semana!
Estamos vendo esporte participação que é mais voltado para o lazer, entretenimento, apesar de estarem disputando as regras são mais flexíveis, os jogadores adaptam uma coisa aqui, outra ali.... e o jogo acontece da mesma forma. Esporte rendimento desenvolve habilidades tecnicas, o objetivo é vencer, ée competitivo acredito eu que com fins lucrativos, e na minha opnião nem sempre é saudadel. Esporte educação nos abrimos ele em 3 dimensões a atitudinal que é o ser... basicamente o que a pessoa é, o carater dela no jogo, a ética, a liderança, valores que ela tem...conceitual que é o conceito do jogo, historia, as regras...as vezes quem sabe as regras, não necessariamente consegue aplicalas. E Procedimental que é o fazer. É saber desenvolver toda aquela parte teorica, ter habilidades no jogo, saber agir na pratica.

Vamos discutir mais sobre esses temas na próxima semana

xadres e vivencias aquaticas

Para falar verdade antes eu não tinha paciencia de aprender jogar xadres, depois da aula comecei a me interessar, foi legal conheci as regras, as peças... desenvolve a nossa concentração, estrategia, tudo bem que perdi duas jogadas seguidas né rsss.... mas vou melhorar

Foi apresentado alguns temas de atividades aquaticas, aprendemos bastante, apesar de eu ainda não conseguir passar tudo para cá!!! Foi interessante aprender sobre respiração (aspirar pela boca e inspirar pelo nariz), flutuação, adpatação ao meio liquido e uma coisa que parece besta mas que eu não sabia, estou sendo sincera! Eu não fazia idéia que o lava pés na entrada para as piscinas em todos os lugares, era para desinfetar os pes, eu não fazia idéia que ali contia uma concentração muito grande de cloro e outros e ajudam eliminar as bacterias dos nossos pes, eu achava que era para acostumar com a temperatura da agua rssss...parece besta, mas foi um conhecimento meu!!!! Eu não sei nadar, mas com essa aula e as informações do prof, na aula pratica de natação não senti muita dificuldade, consegui dar algumas braçadas e flutuar... eu não costumava relaxar e não conseguia deixar a cabeça sobre a agua, eu ficava com a cabeça sobre posta, por isso não conseguia flutuar.

terça-feira, 23 de março de 2010

ludico

Ludico: assistimos ao filme filhos do paraiso. Muito bom, não só por questão do foco da situação, mas tb de certa forma para analisarmos algumas atitudes nossas no cotidiano, digamos nossos caprichos, acho que todas crianças deveriam assistir a esse filme, acredito que bastante criança e adolescente aprenderam a dar mais certos valores as coisas que seus pais compram e para eles não tem aquela "graça"Após assistir o filme, ficou mais esclarecidoo que é ludico. Foram apresentados varios temas para o prof, cada grupo defendendo sua tese sobre o pq e onde identificar o ludico. Mas o que eu mais gostei foi o nosso ludico implicito, que foi o jogo de xadres. No inicio todos ficaram duvidando se era realmente ludico, e nós conseguimos passar bem que a situação era ludica pq apesar de os jogadores não estarem demonstrando prazer no jogo, era um jogo sério para eles, tinha o espaço definido que era o tabuleiro,eles estavam ali pq queriam e sentia prazer no que estavam fazendo, e dentre varias outras caracteristicas ludicas como por exemplo as regras, o tempo.... o tempo para eles era até um ganhar e assim o fim do jogo. Outro que tb gostei foi o das meninas na beira da piscina, era completamente explicito o prazer delas, o espaço que era a piscina, o estraga prazer que era uma empurrando a outra, tinha uma regra (ou pelo menos uma delas tentava fazer né rs) .

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Sexta dia 26/02/10 apresentamos o trab. o que é ed. fisica do prof Mauricio, não fomos muito bem ficamos nervosas, não conseguimos passar tudo, mas tb não fomos ruins...colocamos aquilo que definimos o que é educ. fisica, pois pelo que notamos nas pesquisa que fizemos, é um assunto muito amplo e de várias opniões